sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Morfologia do gênero moda

Moda do latim Modus.
Um modo não universal, não presente na vida de toda humanidade. Seria muita prepotência, pensar da forma como se fosse necessário a vida, ou a minha vida.
Coloco a moda, como movimento que acompanha a sociedade moderna e consumista, com informações rápidas e vontade de mostrar identidade quase que exclusiva adaptadas ao dia-a-dia.
Por isso desde a Idade Média, com o surgimento da classe burguesa ,onde os plebeus passaram a imitar a indumentaria da corte, a Rainha irritada com tamanha semelhança "não nobre", mandava seus criados  inventar novos modelitos.
Hoje em dia uma série de estudiosos,livros, teses, artigos, querem explicar o que é moda, e onde esta suas ligações com as artes, história, sócio-economia , comportamento, e todo mundo explica!
 Por vez, eu chego a não gostar do termo MODA...mas o que há de novo?! e porque eu amo isso, e o que me faz persistir (mesmo com a minha gigante preguiça)... deve ser esse o mistério que me deixa tão encantada.
A última moda é o boho, hippie-chic, folk ,retro-vintage, estampas florais, rendas chantillys e francesas,caveiras. Qualquer pessoa com um pouquinho a mais de informação se veste exatamente igual! Sim E X A T A M E N T E   igual , são essas it girls (meninas que fazem tendência) Botinhas tipo coturnos, óculos aro grosso como dos anos 80, sindrome de ser fotografo, com câmeras mega avançadas que ja fazem td por si, saias longas, cabelos iguais, meninos tbm não fogem a isso, e gostos parecidos, ou diria falta de originalidade?! Muita informação e acaba que todo mundo fica com preguiça de inventar, e no subconsciente td ja esta tão mastigado e fica na mesma.
 Gosto de observar as pessoas, as vezes elas saem de alguma cidadezinhas ou municípios interioranos , ou de formações tradicionalistas, se libertam extremamente, ficam cool , com suas roupas glam-rock  , para chocar, e atrair olhares reprovadores e de admiração, enquanto bebem em algum buteco da rua augusta, com pose de lider, óbvio que sempre tem seus "seguidores" os, mais cabisbaixos , de espirito timido, com a insegurança mais saliente, admirando todos os movimentos (por mais parecidos com os de um hominídeo  extinto) e penduricalhas que o fazem brilhar, não é sua áurea, e tattos que ninguém entende, deve ter alguma ligação com tribos do Gondwana ou chamadas para ETs.
 Enfim, o que eu quero da moda?!?!
Talvez eu to com inveja, e quero seguidores , sentar no meu troninho, dando a última palavra em tudo e abençoando contra o mal da cafonice, óbvio que depois de ser estagiaria de alguém muito famoso e importante, literalmente levar pisadas de modelos de 2 metros de altura (como já levei de verdade rs ) , estudar um tempão na Europa, em Milão (pq aqui no Brasil td mundo endeusa mais quem teve experiencias fora), passar a perna em alguns colegas de trabalho,  e chegar no topo! Eba serei a Rainha, igual da Idade Média, terei meus suditos e meus desejos de ego-ego-ego-istas realizados! 
 Mentira, sou uma tremenda mentirosa .....hehehe não tenho esse desejo não! eu gosto de tranquilidade, eu quero sim, aprender mto mais sobre tudo na área têxtil , ser independente nisso, e ter meu atelie ...meus desejos são apenas de pagar as contas e ter dinheiro pra passar férias conhecendo lugares escondidos por ai nesse mundão, e eu amo sim moda, tomei essa decisão com 13 anos e até agora nunca duvidei disso ! só preciso me esforçar um pouquinho mais, mas eu to no meu tempo! e ta baaum assim!

Um comentário: